tamer `_´

terça-feira, 7 de junho de 2011

 Você já parou para pensar em como foi criado o digimundo e de onde vieram os digimons!? Para tentar esclarecer as milhares de dúvidas que temos em relação ao mundo digital, preparamos um estudo sobre a criação dos Digimons:

Quando foram lançados os computadores pessoais (PC: Personal Computer, esse que você tem na sua casa ;p) um misterioso Vírus se espalhou pela rede e começou a absorver dados em continua mudança, agindo como uma criatura viva que começou a se multiplicar. Tudo piorou com a criação da inteligência artificial (AI), o Vírus entendeu a AI e começou a causar grandes danos. Para tentar parar esse Vírus, alguém hackeou a origem do mesmo e utilizou sua AI para criar uma “Vacina”. Portanto entende-se que foi a partir dai que nasceram os digimons tipo Vírus e Vacina.
Porém o movimento na rede continuava em crescimento, e as pessoas recebiam e enviavam com mais freqüência vários tipos de dados por e-mail, entre outras formas. Essa parece ser a origem dos digimons tipo Dados e criaturas digitais de vários tipos.

Investigadores que pesquisavam a fundo as novas criaturas descobriram que eles eram feitos de vários 0 e 1 (código binário usado nos computadores), e por esse motivo os batizaram de Monstros Digitais. E sabe-se também que os digimons absorvem dados (ou programas), armazenando informações para Evoluírem. Quanto ao vírus que deu origem aos Digimons, sua criação ainda é desconhecida. 
 
OS TIPOS DE DIGIMONS

Após analisarmos a história da criação dos Digimons (clique aqui para ler), vamos entender um pouco mais do perfil de cada tipo de Digimon. Sabemos hoje que existem diversos tipos de criaturas no mundo digital, porém existem 3 tipos principais, que inclusive citamos na analise sobre a criação. Confira:

Vírus: Os primeiros digimons a surgirem, já que na história da criação, certo vírus havia invadido a rede no surgimento dos PCs e Internet, e se multiplicado, dando origem a essas criaturas. Os digimons deste tipo atacam sem propósito algum, são perversos por natureza, e seu único propósito é derrotar o inimigo. São agressivos e atacam sem pensar. Exemplos de digimons do tipo vírus: Myostimon, Devimon, etc.

Vacina: Na história da criação, após a descoberta do vírus que estava causando diversos tipos de problemas a rede, foi lançada uma vacina para detê-los, dando origem assim a este tipo de digimons. As criaturas do tipo vacina são do bem, eles tem senso de justiça e podem eliminar a maldade do digimundo. Não fazem mal a digimon algum. Exemplos: Leomon, Andromon, etc.

Data: Os digimons deste tipo surgiram com a popularização da internet, com troca de dados, e-mails, downloads, e similares. Os monstros do tipo vacina são seres geralmente pacíficos, exceto se forem provocados ou atacados, a maioria deles agem como animais, vivendo em grupos e com extinto de sobrevivência. Exemplos: Monochromon, Kuwagamon, etc.
O Mundo Digital, como todos sabem é um espaço virtual criado para abrigar os digimons, ou seja, é onde os digimons vivem! Sabe-se que o projeto para criar uma lha, Continente, etc., foi feito de forma similar à forma como os Digimons nasceram (clique aqui para ler). Este novo mundo foi hospedado no computador central Yggdrasil, que o administra com sua Inteligência Artificial.

Podemos ver nas séries de TV que o Digimundo (como é popularmente conhecido, e também um abreviado de Mundo Digital) tem uma aparência muito similar à do planeta Terra, e já que podemos ver uma espécie de “Sol” e “Lua”, pode-se afirmar que exista um universo em torno do Mundo Digital, e que possivelmente possam existir outros planetas.

Além do Mundo humano e do Mundo Digital, existem várias outras dimensões separadas, como a chamada Wicthnely, que até onde pesquisei é a casa de digimons como Wizardmon e Witchmon (talvez por isso Wizardmon após ser morto não voltou a ser um digiovo =/).

O digimundo, assim como nosso planeta, tem a maior parte de seu território ocupado pelo Oceano, que lá se chama Net Oceano. E até onde foi nos apresentado, podemos afirmar que existe o Continene Server e a Ilha Arquivo. Porém existem muitas regiões desconhecidas, que esperamos que sejam aproveitadas pelos criadores (;p).

Os digimons têm sexo? Baseando-se na "teoria da criação do digimundo" eles teriam que ser assexuados (sem sexo), porém na prática é totalmente diferente. Apesar de todos os animes e mangás de Digimon trazer monstrinhos digitais masculinos e femininos, em nenhum momento é citado que eles tenham algum tipo de relacionamento, ou seja, eles não se reproduzem, o que torna inútil o fato de termos "digimons meninas" e "digimons meninos". A dublagem nacional também pecou diversas vezes quanto à sexualidade dos digimons, o que tornou tudo mais confuso:

Como por exemplo, o Patamon do T.K., que em diversas vezes foi chamado de "a Patamon". Sendo que durante toda a série ele teve voz masculina, e se torna Angemon um digimon masculino.

Outro exemplo foi com Tailmon, que assim que surgiu em Digimon Adventure era chamada de "o Tailmon", porém com o decorrer da série virou "a Tailmon". E tinha que ser "a" mesmo, pois seria difícil acreditar que um macho viraria a Angewomon (só se fosse um transformista ;p).

Outro digimon que também gera bastante dúvidas é o Hawkmon. Ele é tratado durante todo Digimon 02 como do sexo masculino, o que realmente é, porém a série deu alguns motivos para duvidar se ele é macho mesmo. No episódio 12 (Bangue-Bangue no Oeste Digimon), todos os digiescolhidos estavam presos na cadeia de Starmon, porém surgiu Revolmon e disse que ia libertar somente as garotas, e quem saiu junto: Hawkmon. Além disso, sua evolução, Aquilamon, faz digievolução de DNA com Tailmon (bem estranho =/).

Conclusão: os digimons têm sexo sim, porém isso não tem importância já que eles não se relacionam (;p)!

A morte visita todo ser vivo, mais cedo para alguns e mais tarde para outros, e com os digimons isso não seria diferente. Para entender melhor sobre a Morte dos Digimons é importante saber que todos os seres digitais possuem um núcleo chamado de DigiNúcleo, que é a parte central do corpo do digimon. Toda a informação visual que se projeta nele, como aparência de dinossauro, inseto, etc., está armazenada no próprio. Sua destruição é igual a morte, já que o DigiNúcleo é igual ao coração humano. Alguns digimons levam esta parte para fora do corpo, e os 4 Digimons Divinos (Bestas Sagradas) são os únicos a possuírem 12 DigiNúcleos cada um (neles fica bem visível).

Portanto uma das causas da morte de um Digimon pode ser pela destruição do DigiNúcleo (como dito acima), porém se o mesmo sofrer um dano durante uma batalha, ou se for destruído por acidente, o mesmo acontece. Algo que muitos não sabem é que o DigiNúcleo pode ser gasto pela longevidade. No caso da longevidade, quanto mais um digimon vive, altera suas informações (algo que sempre ocorre com todos os digimons) e deteriora o corpo em batalhas, está danificando seu DigiNúcleo. O que para nós seria "o envelhecer", para os digimons é "o estrago" do DigiNúcleo.

Todos os digimons nascem em um digitama e terminam em um digitama. Quando um digimon completa sua maturidade ou longevidade, copia e deixa uma parte básica de seus dados e recordações antes de morrer no digitama e logo renasce. Assim sendo, ele copia seus dados para criar uma espécie de descendente, e isso não ocorre somente quando ele está prestes a morrer (longevidade), mas também pode ser feita quando ele está em sua etapa madura (o que para nós é o "ser adulto"). Podemos ver um exemplo disso em Digimon Frontier, em certo episódio um Trailmon(digimon trem) está indo para o "cemitério dos Trailmons", ele já está velho e deteriorado (atingiu sua longevidade), porém lá volta a ser um digimon novo (um trenzinho bebê ;p).
Mas se o digimon morrer antes de atingir a longevidade? Bom, neste caso ele é enviado para a Área Negra, que é uma distorção de tempo e espaço do Mundo Digital (conhecida como Submundo ou Mar das Trevas). Quando um digimon é enviado a este lugar, ele é julgado por um juiz chamado Anubismon. Se ele acha que a informação é "boa", premia o digimon com uma nova vida, e este renasce como digitama na Cidade do Princípio (neste caso as recordações e dados da vida anterior são perdidos). Se a informação e considerada "má', o digimon é condenado a escuridão eterna.
Existem alguns digimons que possuem o mesmo poder de Anubismon, que podem fazer a aura de um digimon renascer em um digitama. Valkyrimon é um exemplo. Neste caso, o digimon volta a vida pelos poderes que digimons como Anubismon e os outros têm.

Os digimons absorvem dados de diversas redes de computadores e lugares digievoluindo com o passar do tempo. Devido ao poder sua aparência muda, tal aparência se diferencia de acordo com a região onde o digimon cresceu, ou dependendo da região que ele está ligado, como por exemplo o Yukidarumon que nasceu da rede do Círculo Ártico e o Kabuterimon na esfera tropical.

Os níveis existentes na evolução de um digimon são Bebê, Treinamento, Novato, Campeão, Perfeição e Extremo (Mega). Assim que o digimon nasce ele está na etapa Bebê, que como não possui poder de luta, a taxa de mortalidade nesta etapa é muito grande. A etapa Treinamento e Novato são consideradas as etapas de crescimento. Quando amadurecem eles atingem a etapa Campeão, que é muito provável que tal etapa seja mais estável entre os digimons (já que existem muitos que ficam nesta etapa). Seu poder é considerado forte, embora alguns tipos de digimon pareçam fracos se os considerarmos individualmente.

Da forma Campeão eles digievoluem para a Perfeição, um estado que nem todos alcançam. Como no Digimundo (Mundo Digital) grandes batalhas acontecem a todo o momento, os que conseguem sobreviver geralmente são os que obtêm força para digievoluir. No nível Perfeição ele pode atingir o nível Extremo, o qual muito poucos conseguem chegar, já que a maioria morre no nível Perfeição. Uma grande energia é consumida pelo digimon ao evoluir desta maneira, e se ela não for conservada o corpo pode machucar ou regredir, ou no pior do casos resulta na morte do digimon. A origem desta energia são os dados absorvidos na rede, os dados consumidos entram pela boca e são armazenados no corpo.

Além disso, dizem que alguns digimons absorvem os dados de outros digimons derrotados e os convertem em energia. Este é o modo comum de digievoluir, porém existem exceções. Mas falarei delas em breve.

Conhecemos a digievolução de DNA no segundo filme da série Digimon Adventure, na união de WarGreymon e MetalGarurumon que resultou Omnimon, mas foi em Digimon 02 que tal evolução ficou mais conhecida. Porém o que seria esta evolução? Entenda um pouco mais abaixo:

Com a tecnologia da evolução de DNA os digimons podem unir-se, digievoluindo assim, juntos, para o nível seguinte. Nem todos os digimons podem fazê-la, somente aqueles que forem compatíveis. E o nível inicial para fazer tal digievolução é o Novato (porém até agora nenhum caso deste foi registrado), as evoluções de DNA que geralmente ocorrem são entre digimons no nível: Campeão + Campeão, Campeão + Perfeição, Perfeição + Perfeição e Extremo + Extremo. A união de 2 digimons no nível extremo é muito rara, até porque poucos digimons podem chegar a tal nível.

Além disso, os digimons podem fazer uma digievolução de DNA tripla (3 corpos que dão origem a um único digimon). Os digimons que se originam da digevolução de DNA são classifcados como digimons comuns (uma classificação normal, como os outros). No passado, este tipo de digievolução era chamada de Novo Digitama!


Digievolução Negra
No episódio 16 de Digimon Adventure, episódio em que Greymon digievolui para SkullGreymon, ao final o narrador fala: "Sim, digivolver para uma fase superior foi possível, mas foi uma digievolução errada...". E no episódio 17, quando Mimi encontra o brasão da sinceridade, eles encontram Gennai no deserto. Tai reclama que a digievolução com o brasão não funcionou como deveria. Gennai diz que a digitransformação para SkullGreymon não fo
i correta.
Mas, diferente do que muitos pensam, a digitransformação negra (que transforma um digimon vacina em vírus) não é errada! Pois além do fato citado acima, podemos encontra
r outros exemplos em que ela ocorreu: Lopmon para Wendimon e Digitamamon para Devitamamon são exemplos disso.

A evolução negra ocorre quando existe um acumúlo de energias negativas, como ira, ódio ou tristeza, em certo digimon. Como é notável nos episódios dos animes,
os sentimentos afetam sim na evolução!

Mutação
É um tipo de evolução nada comum, que ocorre em circunstâncias muito especiais. Nela um digimon digievolui para um outro de mesmo nível. Um exemplo disso seria um digimon em nível Campeão digievoluir para outro em nível Campeão. Os detalhes desta evolução são desconhecidas.
Apesar desta evolução ser chamada de Mutação, ela não tem nenhuma relação com os digimons do tipo mutante.

Evolução X
Esta evolução ocorre quando existe um acúmulo de informação do Anticorpo X no DigiNúcleo de um Digimon. Nesta evolução o potencial do digimon é liberado ao máximo, e seu poder supera o da forma anterior. Como resultado o digimon se transforma em um Digimon X, como exemplo Tokomon do filme Digimon X Evolution, que se tornou Tokomon X.

Também tida como "evolução excêntrica", podemos colocar a Evolução Blast (Blast Mode), porém não existem muitas informações sobre o que leva um digimon a atingir tal nível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário